7

Da Série : Homem x Mulher

Posted by Brincando em Serviço on 07:31

9

Gêneros, Ciência e Tecnologia.

Posted by Brincando em Serviço on 17:04



Tem sido cada vez mais comum, vermos diferentes notícias engraçadas e divertidas, como forma de veicular informação. Como uma tentativa de despertar o interesse do cidadão, porem tais notícias nem sempre tem a mesma credibilidade, pela forma que é mostrada.

É característica do brasileiro fazer piada com tudo. E nada mais justo que a imprensa fazer uso da piada para informar, opinar e como é de se esperar, fiscalizar a sociedade. O jornalismo humorístico tem todas essas funções e as exerce de forma satisfatória. Seja através de notícias bizarras, charges críticas ou programas de tevê sarcásticos, o humor serve de máscara para jornalistas e sociedade. Frente as injustiças, polêmicas, e dramas históricos, as pessoas arranjam um jeito de suas idéias servirem de reflexão. Por mais que o jornalismo não exista desde sempre, essa maneira de encarar os acontecimentos vem de longa data.

A origem desse tipo de jornalismo não é sabida com precisão. Não se sabe falar ao certo quem foram os percussores e quando de fato foi percebido que era possível “brincar” com a notícia. Podemos citar, talvez, "O Pasquim" jornal de oposição à ditadura militar, sendo então o porta voz da indignação brasileira. Cheio de irreverência tratava de sexo, drogas, feminismo entre outros assuntos, que eram tidos como tabus na época, o gonzo jornalismo, como origem histórica e marco referencial para o chamado “jornalismo humorístico”.

O processo midiático em todas as frentes - TV, rádio, impresso, internet, publicidade, entre outros – se utiliza do humor como uma ferramenta de impacto para abranger um maior número de consumidores. Talvez porque no humor estejam guardadas chaves que auxiliem na compreensão de questões culturais, sociais ou religiosas. Ou porque todo mundo se identifica com a informação dada com irreverência.

Através de imagens, sons, entrevistas diretas, programas de TV e rádio, esse gênero de jornalismo vem se destacando e ganhando espaço. E nós aqui, do “Brincando em Serviço”, queremos mostrar para vocês todas as correntes e como tudo que é feito com bom humor e respeito merece um lugar de destaque na nossa profissão.


Confira também abaixo o vídeo da palestra de Mario Persona, sobre a nossa sociedade, a tecnologia e a informação ...




Copyright © 2009 Brincando em Serviço All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.